Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Pensão por morte: menores sob guarda têm direito

Publicado por André Mansur
há 3 anos

Com o entendimento de que os direitos fundamentais das crianças e adolescentes devem ser protegidos com absoluta prioridade, inclusive para questões previdenciárias, o Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu a inclusão de menores sob guarda na condição de beneficiários de pensão por morte do INSS. O julgamento virtual foi encerrado na última segunda-feira (07/06).

Duas ações diretas de inconstitucionalidade, ajuizadas pela Procuradoria-Geral da República e pelo Conselho Federal da OAB, questionavam um trecho da Lei 9.528/1997, que excluiu a proteção previdenciária da pensão por morte ao menor sob guarda.

A guarda é um mecanismo temporário no qual a criança em situação de vulnerabilidade fica sob os cuidados de uma família substituta, até o retorno à família original ou até a regularização da adoção ou tutela. Até então, a criança ou adolescente sob guarda era equiparada a filho para fins previdenciários. A justificativa para a alteração da regra foi de que havia muitas fraudes em processos de guarda, nos quais avós pediam a guarda de netos apenas para receberem a pensão.

O voto do ministro Edson Fachin foi vencedor, prevalecendo o entendimento inaugurado por ele de que o menor sob guarda ainda é protegido por um dispositivo do Estatuto da Criança e do Adolescente, em que lhe é garantida a condição de dependente para todos os efeitos jurídicos, inclusive para efeitos previdenciários.

Segundo Fachin, a guarda é situação de fato, um dever que incumbe aos pais ou ao tutor. Negar a condição de dependente ao menor sob guarda é o mesmo que privá-lo de seus direitos fundamentais: “Pretensas fraudes supostamente ocorridas em processos de guarda não são justificativa para impedir o acesso de crianças e adolescentes a seus direitos previdenciários”, afirmou o ministro, acrescentando que há outros meios para combater fraudes sem vedar direitos.

Fonte: Conjur


Publiquei primeiramente no meu site: https://andremansur.com.br/pensao-por-morte-menores-sob-guarda-tem-direito/

  • Publicações36
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações108
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pensao-por-morte-menores-sob-guarda-tem-direito/1230121003

Informações relacionadas

Uorlei Lima Silva, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Ação de Pensão por morte de menor sob guarda

Luis Carlos de Carvalho Gomes, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação de Execução de Alimentos pelo Rito da Prisão e Penhora

Felipe Oscar, Advogado
Artigoshá 10 meses

Pensão por Morte: Quem Tem Direito?

Rogeria Morais, Advogado
Notíciashá 6 anos

Pensão por morte a menor que vivia sob guarda do avô

Jobim Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 8 anos

Curatela não é mais exigida para concessão de BPC e aposentadoria por invalidez

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sou criado sob guarda e aposentado com deficiência, por invalidez, antes da reforma da previdência, eu tinha o direito da pensão por morte de minha madrasta, que com meu padrasto, casados me pegaram em cartório como guarda, em 1963, tenho o documento, mas pedi a pensão ao INSS e ele indeferiu, dizendo que de acordo com a reforma, não venho direito,,,o que vocês acham,,,tenho direito oi não? continuar lendo